9 dicas para sua empresa (e você) se destacar nas redes sociais
“Como destacar a minha empresa dentre várias presentes no ambiente digital?”.
Hoje já não é mais novidade que as redes sociais podem ser um canal rápido, simples, direto e barato entre a sua organização e seu cliente. Por isso, estamos vendo cada vez mais o aumento do número páginas de instituições no ambiente digital. Segundo dados da Agência Brasil, divulgados em julho, mais de 70% das empresas estão presentes nas redes. Diante dessa realidade, surge um questionamento: “como destacar a minha empresa dentre várias presentes no ambiente digital?”.
Para te ajudar no processo, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a manter a presença da sua empresa nas redes, sem utilizar artifícios equivocados, gerando valor para o seu público.
1. Seu público é essencial. Conheça-o!
Por mais incrível que pareça, muitas empresas tendem a achar que as redes sociais foram feitas para engajar todos os públicos, de todas as idades e de todos os estilos. Mas não é bem assim, tanto o Facebook quanto o Instagram disponibilizam dados e características do grupo que está interessado em sua página, como nome, idade e sexo. É sempre importante analisar esses números e entender se o grupo mais ativo está ligado àquele desenvolvido no seu plano de Marketing. Caso esteja, ótimo, você está indo pelo caminho certo. Caso não, está na hora de reformular as suas postagens para o seu público de interesse.
2. Crie personas
Persona é um personagem fictício que seria ideal para consumir o seu produto ou serviço. Ao criá-la, você estabelece horários, gostos, desejos e frustrações para que o seu conteúdo crie uma identificação rápida com o seu cliente. Lembrete importante: a criação de uma persona não parte de mero achismo. Então estude a localização da sua empresa, seus principais clientes, as pessoas que costumam frequentar a região em que ela está inserida e, sobretudo, converse e entenda as preferências dos clientes, assim, vai ficar cada vez mais fácil criar uma pessoa ideal para a sua empresa.
3. Relacionamento é tudo!
Outra vantagem da rede social é que através dela você pode conversar diretamente com o seu público, portanto, interaja! Por dois principais motivos: as redes entendem que o engajamento da sua página aumentou e, portanto, amplia o alcance das suas publicações; e o público tende a preferir empresas que respondem seus comentários e mensagens, uma vez que denota atenção e cuidado com o cliente.
4. Defina estratégias, objetivos e metas
Uma das coisas mais comuns que constatamos no uso das redes sociais são publicações realizadas de forma deliberada. Por exemplo, se você possui uma loja de roupa e quer aumentar o número de vendas na loja física, não adianta fazer somente postagens sobre compras online. Por isso é preciso que você faça uma estratégia do que você pretende alcançar com a sua página, estabelecendo objetivos e metas, esteja sempre atento e, caso não alcance as metas estabelecidas no planejamento estratégico, refaça e comece novamente. O segredo é não desanimar!
5. Curtidas não são tudo!
Muitas pessoas tendem a achar que o número de curtidas representam necessariamente o sucesso da empresa, por isso, está sempre comparando os seus 500 seguidores aos 5.000 seguidores da empresa concorrente. O que poucas pessoas sabem é que seguidores nem sempre são reais ou, que muitas vezes, eles não geram a conversão para a sua empresa. Por exemplo, você possui uma loja de calçados para idosos, mas faz um conteúdo mais divertido e engraçado voltado para jovens de 18 anos, eles poderão interagir e se divertir com a sua página, mas não comprarão os seus calçados. Portanto, não meça o sucesso do seu negócio através de apenas curtidas nas redes sociais, elas são apenas um indicador.
6. Não compre seguidores
É tentador quando aparece aquele patrocinado afirmando que pode gerar até 1.000 seguidores em 15 dias. Pode até ser verdade, mas não são seguidores reais ou os seguidores ideais para a sua empresa. Toda campanha de divulgação é feita para um público de interesse específico, mas ao automatizar novos seguidores para sua página, você amplia demais esse público e acaba tendo baixo engajamento em sua rede, por isso, é muito comum vermos uma página com 30 mil seguidores, mas que não gera conversão. Por quê? Porque não cria valor para o público de interesse específico da empresa e a reputação do seu negócio está diretamente ligada àquilo que você consegue produzir de valor para as pessoas.
7. Engaje a sua empresa em causas em que você acredita
O período em que as empresas não se engajavam publicamente acabou, portanto, mostre a sua opinião e o que você está fazendo para transformar a vida da comunidade a qual você está inserido. No entanto, tenha cuidado: não estamos falando para levantar bandeiras políticas ou opiniões controversas. A ideia aqui é mostrar que a sua empresa é feita por pessoas para pessoas. Lembrando: essa é uma ação que vem do coração, não crie campanhas pensando somente no lucro, essas raramente dão certo.
8. Use a criatividade a seu favor
Vamos parar com essa conversa de que novela é coisa de alienado, por exemplo. Para aumentar mais o sucesso nas redes, assista o que puder assistir e acompanhe o que puder acompanhar. Ouça expressões modernas, novas gírias. Saiba o que está acontecendo em programas que você não gosta, mas que tem grande número de espectadores. Conheça aquela música que está na boca do povo e aposte sempre em novidades. Não se esqueça de desafiar seu público de forma simples e de criar novos estilos de comunicação. A criatividade é o seu diferencial!
9. Contrate bons profissionais para te ajudar
Uma coisa importante: não é fácil trabalhar com redes sociais, é um trabalho de 24 horas feito com muito cuidado e atenção. Existem pessoas especializadas para isso! Portanto, assim que puder, contrate um profissional. Além de aumentar os números da sua rede e fazer isso de forma estruturada, ele ainda poderá evitar possíveis erros que levem a sua empresa a uma exposição negativa.
Mateus Gonçalves
Relações Públicas
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