A fragilidade de ser

Vida corrida. Pressão. Afazeres. Contas a pagar. Insegurança. Violência. Cobranças. Competitividade. 24 horas conectados. Tensão. Invisibilidade em meio a tanta gente e, ao mesmo tempo, aquela sensação de que qualquer coisa que você faça vai ser percebida e vigiada.

As pessoas estão adoecendo. Não só de males físicos. Temos falado tanto em crise financeira, mas estamos vivendo tempos difíceis para a saúde mental. Olhe em volta: crise de ansiedade, síndrome do pânico, depressão… E tudo ainda é tabu. Falar da saúde mental ainda é tabu!

Quanto podemos suportar? Qual o seu objetivo de vida? Há aqueles que, para além do emprego “estável”, status e vida perfeita nas redes sociais, optam pela felicidade e isso deixou de ser romantismo. A felicidade é uma necessidade. Quer adoecer? Conviva com pessoas que minam o seu ser, aprisione-se em um emprego que você não gosta, compartilhe vibrações negativas, assuma atividades em excesso, não dedique tempo ao que e a quem te faz bem, tente aparentar ser quem você não é, aceite as imposições, nunca diga não. É quando vem a vontade de abdicar: do emprego, do companheiro, das obrigações, da vida que você acredita que não escolheu. Mas e as contas? As preocupações geradas pela falta de dinheiro, a instabilidade, os compromissos que você assumiu, o medo de fracassar? O segredo é encontrar o meio termo prático e se fortalecer emocionalmente. Não há fórmula, mas há caminho. E cada um tem o seu.

A leveza contrapõe a fragilidade de ser perfeito, antenado, multifacetado, disponível. Nada disso precisa ser um fardo, um peso que parece impossível de suportar. É olhar para si e encontrar a sua prioridade. É entender que, para ser saudável, é preciso também estar feliz. É respeitar a si e a seus limites. É ter coerência com o que você quer. É a sua forma de ver o mundo. É o seu jeito de se conectar com o que acredita. É respirar fundo e seguir.

A coragem, meu caro, é para poucos. É difícil, sofrido, desafiador. Mas, no final das contas, é você!

 

Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas
MBA em Marketing Estratégico em curso
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação