Como obter retorno dos investimentos em comunicação?

A pergunta deveria ser: “Como reconhecer o retorno dos investimentos em comunicação?”. Digo isso porque o fato de haver resultados é inquestionável.

Aquele que enxerga a comunicação como um investimento e não um mero custo já sai à frente de seus concorrentes. Sabe aquela conversa de que a comunicação é subjetiva e não é possível mensurar os ganhos? Esqueça! O bom profissional da área trabalha com relatórios, indicadores e importantes informações que vão te provar diariamente a importância da comunicação para a sua instituição.

Veja 5 pontos (dos muitos que há) que podem fazer com que você tenha maior clareza sobre o porquê uma empresa não pode mais viver sem a comunicação na nossa era:

1. Imagem, marca e reputação fortalecidas

A sua organização passa a ser vista e notada. Sabe aquela ação ou serviço importante e que o público não fazia ideia que a sua instituição realizava? Pois bem, ela passa a ser conhecida. Em algumas empresas, nem mesmo os funcionários sabem de todos os seus feitos. Acredita?! É uma realidade. Mais do que isso: essa é a chance de sua empresa ter credibilidade e os bons olhos da opinião pública. O trabalho de fortalecimento pode ser feito através de diversas ferramentas, como: marketing, assessoria de imprensa, campanhas, gestão de redes sociais, ações promocionais… Você realmente sabe qual é a necessidade da sua organização?

2. Obtenção de apoios para campanhas e recebimento de doações, captação de recursos e trabalho voluntário

Em geral, instituições filantrópicas brasileiras necessitam de patrocínios, apoios, doações e voluntariado, mas como alcançar tudo isso sem um consistente trabalho de comunicação? Você sabe os caminhos para que as portas sejam abertas? Por exemplo, já obtivemos apoio na ordem de R$ 500 mil a R$ 1 milhão em campanhas beneficentes através da cessão de espaço em TVs, rádios, impressos, sites, outdoors, busdoors, etc.. Mais do que isso: há aumento significativo e comprovado do número de doações, doadores e voluntários interessados em ajudar. Se nada tivéssemos feito pelas instituições em questão, apenas uma dessas campanhas já teria valido muito mais do que o pagamento que a agência recebe anualmente pelos serviços prestados. Vale ou não vale a pena contratar profissionais de comunicação qualificados?

3. Aumento do número de clientes, vendas e novos contratos firmados

“Quem não é visto não é lembrado”: faz todo sentido quando o assunto é o contato com clientes e contratantes (atuais e futuros). Sua empresa precisa se fazer conhecida e mais do que isso: o pós-venda é fundamental ou você pretende que o seu cliente não retorne mais? Propaganda, Google AdWords, panfletagem, e-mail marketing, mensagens via WhatsApp, anúncios em redes sociais, busca por feedbacks… Não há receita, mas há sempre a melhor ferramenta para o seu negócio num dado momento. Você sabe determinar qual?

4. Aumento de engajamento nas redes sociais

O primeiro grande erro de quem contrata serviços de gestão de redes sociais é acreditar que elas por si só salvarão um negócio em declínio. Quer saber o maior erro de quem é contratado? É usar isso somente para ter “mais um” cliente. Cada situação é única e, ao escolhermos trabalhar com comunicação integrada, reconhecemos que, muitas vezes, uma única ferramenta não é capaz de atingir as metas desejadas pelo cliente. No entanto, um trabalho de redes sociais bem feito, certamente trará frutos para a sua empresa. Mais do que seguidores, ele trará maior engajamento, aumentando as possibilidades de conversão (compra, venda, contato direto, doação…). Você pensava diferente disso?

5. Geração de diferencial e destaque em ideias frente aos concorrentes

Costumo dizer que o maior bem que uma equipe de comunicação pode oferecer é feito de ideias! Como criar soluções sem elas? Como utilizar a criatividade a favor da sua instituição mesmo quando a verba é limitada (ou até nula)? Como se destacar perante os seus concorrentes? O que posso te dizer é que comunicólogos têm o dom e as técnicas adequadas para te orientar na resolução de grandes questões, inclusive, aquelas que tiram o seu sono. Que tal testar?

Só mais uma coisa: nada de imediatismo! Há ações com retorno a curto prazo, mas um trabalho sólido se faz com hábito, medidas diversas e tempo.

Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas
MBA em Marketing Estratégico em curso
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação

 

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