Comunicar é vender?
Muitas empresas estão começando a se dar conta da importância da comunicação para o seu desenvolvimento, principalmente, porque é divulgado que a comunicação é uma das principais responsáveis pelo aumento das vendas ou da procura por seu produto ou serviço.
E de fato é, como a maioria dos empresários costumam a falar: “se você não é visto, você não é lembrado”, mas se engana você que pensa que o processo comunicacional parte somente de uma venda direta ou de um desenvolvimento de anúncio, por exemplo, muito por outro lado, existem aspectos na construção de uma estratégia de comunicação que querem vender de uma forma diferente e consolidar a imagem e a reputação da sua empresa.
Com as novas gerações, comunicar se torna muito mais do que vender, é criar novas formas de relacionamento, transformando uma empresa em um organismo vivo e pulsante, os millenials e a geração Z não estão preocupados tão somente com os seus produtos, eles querem encontrar uma ação promocional criativa, uma ação social estabelecida e um canal direto de comunicação nas redes sociais e querem isso de forma dinâmica, rápida e divertida. Portanto, quando você apresenta uma publicação nas redes sociais, você pode não estar divulgando um produto ou serviço, você pode estar “apenas” criando uma conexão real entre você e seu público. E na era digital, estar conectado é essencial.
Toda vez que você cria uma conexão com o público, você fortalece a sua imagem e reputação e, consequentemente, aumenta o processo futuro (não tão distante, mas firme) de vendas. Uma empresa nunca correu tanto risco: com maior visibilidade, maiores as chances de crise e nem adianta evitar as redes sociais por medo, essa já é uma realidade que não tem para onde fugir, mais cedo ou mais tarde você precisará se voltar para ela. Sendo assim, entendo reputação como uma camada de proteção, quanto mais consolidada ela for, mais espessa essa camada e mais segura a sua empresa estará, menos riscos ela correrá no processo de crise de imagem, como aquele vídeo de um rato na garrafa da Coca-Cola, por exemplo, que poucas pessoas lembram que veio ao ar, não tenho tanta certeza se o público teria a mesma reação com uma empresa com uma imagem menos fortalecida.
Entender que a sua empresa é mais do que uma simples propriedade é o primeiro passo para compreender todas as estratégias da comunicação, então esqueça aquela divulgação tradicional do produto, abra a sua mente para uma divulgação cada vez mais indireta, porém, cada dia mais conectada e com propósito. Faça a sua empresa pertencer aos millenials ou à geração Z, eles são o futuro do mundo, ou então você permanecerá no limbo onde as redes sociais e as estratégias interativas de comunicação são difíceis demais para serem executadas e nesse limbo você jamais será visto.
Mateus Gonçalves
Relações Públicas na Marcô Comunicação
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