Contribuições das plataformas digitais para questões sociais
As plataformas digitais estão se adaptando cada vez mais às necessidades dos usuários e por isso incorporando formas de reportar problemas verificados dentro ou fora delas. Os problemas sociais passam a fazer parte do mundo digital a partir do crescimento do número de usuários e da frequência de uso da redes sociais para compartilhamentos de informações pessoais, notícias, opiniões e troca de mensagens independente da localização em que as pessoas se encontram. Além da forma de uso levantar muitas questões com relação à segurança, a internet passou a ser um importante meio de informações para vítimas de violência, dispositivos para acionamento da polícia em situações emergenciais, avisos para buscas relacionadas a questões suicidas e denúncia de abusos.
Um dos exemplos que relaciona o uso de plataformas digitais com a segurança pública é o aplicativo Uber. Apesar das medidas preventivas realizadas no cadastro dos motoristas e passageiros, os dois passam por situações vulneráveis à violência, por isso o aplicativo desenvolveu ao longo do tempo novas estratégias de proteção. Uma delas é a opção de compartilhar a viagem com um contato de quem está solicitando a corrida e com isso a pessoa pode ver em tempo real a localização do carro e estar ciente caso haja algum comportamento anormal. Além dessa medida, existe um botão para acionar a polícia em situações de emergência: o aplicativo colocará o usuário em contato com os policiais locais com suas informações de viagem.
Outra plataforma que tem apresentado novidades com relação ao reporte de problemas é o Facebook. A rede social, junto com a ONU Mulheres e o Google, foi apoiadora no desenvolvimento do ISA.bot, lançado no final de 2019, que se trata de um robô virtual que ajuda no combate à violência contra a mulher, informando às vítimas e pessoas ao seu redor sobre as melhores medidas a serem tomadas. A robô pode ser ativada através do Google Assistente ou mensager da página do ISA.bot no Facebook. De acordo com a ONU Mulheres, em diversos países, os índices de violência doméstica contra mulheres vêm crescendo durante a quarentena pelo novo Coronavírus (COVID-19). Além disso, a empresa criou um mecanismo para relatar um problema ou denunciar abuso ao chacoalhar o celular no app, facilitando o processo de denúncia de publicações ou mensagens.
Existe ainda com relação à atenção para questões sociais pelas redes uma discussão a respeito do viés racista do algoritmo do Facebook, o qual está sob investigação anunciada por Mark Zuckerberg. Outra medida relacionada a isso, porém no Instagram, é a apresentação de uma mensagem de precaução com orientação para a busca de ajuda para pessoas que procuram pela tag “suicídio”.
É importante dizer que grande parte dessas e outra medidas para aumentar a segurança e contornar problemas da sociedade presentes nas redes sociais surgiram do posicionamento dos usuários e de iniciativas próprias criadas para solucionar esses problemas. A adaptação das plataformas digitais tem sido muito cobrada para diversas questões enfrentadas também pela expansão desse tipo de mídia e, provavelmente, ainda será pauta durante algum tempo.
Marina Braga
Estudante de Jornalismo
Estagiária de Comunicação na Pontos Diversos
Parceira Extraordinária da Marcô Comunicação
Leia também:
Redes sociais: perigo para os negócios
9 dicas para sua empresa (e você) se destacar nas redes sociais
Microinfluenciadores são melhores que os famosos ou as grandes influências digitais?