Descomplicando a assessoria de imprensa e as suas nomenclaturas
Vamos falar de algumas ferramentas dentro da assessoria de imprensa?
Essa área que está ligada ao Jornalismo e a Relações Públicas, pertencente à Comunicação Social, é responsável por fazer a mediação entre clientes (sejam eles pessoas ou organizações) e os veículos de comunicação (mídia).
O profissional que trabalha na área é o assessor de imprensa e tem como objetivo divulgar e conseguir espaço na mídia para o cliente, gerar relacionamento com esses veículos, fortalecer positivamente o trabalho deles, mostrando os serviços, atividades e eventos que estão sendo realizados através de sugestões de pautas, desde que também sejam de interesse público.
Alguns termos (ou quase todos) utilizados na área de assessoria de imprensa são estrangeiros. Perdemos aí um pouco da nossa brasilidade. Então, essa estagiária (momentaneamente), que vos escreve e que a cada dia aprende mais sobre esse universo na prática, veio trazer algumas nomenclaturas pertencentes às ferramentas utilizadas na profissão e explicar o seu uso e importância. Se você é da área da Comunicação, com certeza já deve ter ouvido falar delas, portanto, sinta-se à vontade para trazer contribuições, a gente adora essa troca! Caso não seja da área, mas se interessa, vai gostar de aprender um pouco sobre essa atividade. Vamos começar?!
1) Mailing: arquivo que possui os contatos (e-mail, telefone, site, editoria…) dos veículos de comunicação para que o assessor saiba para quais jornalistas e veículos ele precisa enviar a sugestão de pauta sobre o cliente e consequentemente gerar matéria sobre esse assunto.
2) Release: texto enviado para os veículos de imprensa com o objetivo de divulgar algo sobre o cliente, seja ação, evento, atividade, programa, projeto, serviço, etc. É importante que o conteúdo presente no release seja, também, de interesse público a fim de conquistar veiculações na mídia: jornais, blogs, redes sociais, TV, etc.
3) Clipping: registro de todos os materiais que foram enviados como sugestão de pauta e obtiveram veiculação na mídia. É realizado um relatório com o que foi noticiado sobre o cliente, qual mídia (impressa, online, TV, rádio), qual o teor do conteúdo, assunto, número de vezes que foi veiculado, quantas menções… Todos esses dados são importantes para análise e para desenvolvimento de algumas ações de comunicação, além de ser uma forma de mostrar ao cliente o alcance de determinados conteúdos na mídia perante o público.
4) Press Kit: kit de imprensa, que contém alguns materiais de divulgação. Podem ser informativos, brindes, camisas, cds, álbum, etc. Normalmente usado para ações, lançamentos de shows, campanhas organizacionais, eventos… O objetivo é anunciar determinada ação na mídia através do relacionamento com jornalistas.
5) Follow-up: contato realizado com as redações para se certificar que a sugestão de pauta enviada foi entregue, se haverá cobertura da ação ou evento, confirmação para credenciamento, explicação mais abrangente sobre o tema, entre outros.
Bom, agora já vimos que todas essas atividades e ferramentas são essenciais para o processo de assessoramento do nosso cliente. Já realizou alguma delas? O que você mais se identifica na área? Eu vou adorar saber!
A gente faz assessoria de imprensa com muito amor. É só marcar!
Larissa Castelo Branco
Estagiária de Relações Públicas na Marcô Comunicação
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