Dormiu? Acorde, pois o mundo mudou!
Não sei se você foi informado, mas hoje (15) é o Dia Mundial do Sono e sabemos que uma noite de sono é extremamente importante para a saúde do corpo, afinal, ele revitaliza as energias e nos prepara para mais um dia cheio de desafios e novas ideias. A questão é quando esse sono perpetua a sua vida no dia a dia e você passa tempo demais dormindo sem enxergar as transformações do mundo.
Claro que aqui estamos falando do sono no sentido figurado, aquela ideia de permanecer acomodado enquanto tudo e todos a sua volta estão em constante movimento. De repente, a comunicação conservadora e segura que sua empresa estava acostumada se torna obsoleta porque novas formas de comunicar são desenvolvidas a todo tempo e o mercado consumidor (hoje é o Dia do Consumidor também!) do novo século não está mais em busca de uma empresa que apenas supra a sua aparente necessidade, muito pelo contrário, estamos em busca de uma organização com a qual nos identificamos, conversamos e dialogamos.
Portanto, o primeiro movimento é repensar como a gestão da sua empresa está sendo realizada. Por que não pensar em um modelo mais horizontal e menos vertical, mais participativo e menos ortodoxo se assim for possível para o seu negócio?
A segunda ação é investir em diversidade, encontrar pessoas diferentes, com ideias distintas, mas todas com o objetivo de te impulsionar: isso diminui as chances de erro de comunicação e contribui diretamente para a construção de um lugar com maior equidade.
A terceira diretriz é descobrir novos modos de conversar não somente com o seu cliente, mas com todos, lembrando que seu colaborador é uma das chaves que podem alavancar o seu negócio, então, ao valorizá-lo, você valoriza os seus demais públicos de interesse.
A quarta atitude é criar uma responsabilidade social e ambiental, não como marketing, mas como um valor da empresa: não esqueça que o seu público quer se identificar com você e, para construirmos essa identificação, queremos saber se você também se preocupa em ser um agente de transformação.
Por fim, o quinto e último rumo a seguir é não ter medo de arriscar e saber investir: a ideia é que você não se prenda às amarras do passado, mas também não fique cego pelas modinhas do presente. Encontre o ponto certo! Um exemplo? Invista em redes sociais, mas não se esqueça de investir em outras formas de comunicação, às vezes tudo que sua empresa precisa é de uma ação, um contato direto com o público.
E aí, já acordou? Que tal viver o Dia do Sono de olhos bem abertos?
Mateus Gonçalves
Relações Públicas na Marcô Comunicação
A gente também recomenda:
Como obter retorno dos investimentos em comunicação?
Por que investir em comunicação?
A pluralidade nas pequenas agências de comunicação