Ensaio sobre empreender ou 1 ano de Marcô
Empreender nunca foi um sonho. A Marcô nunca foi um sonho. Esse coletivo foi realizado, mas não foi cozido no imaginário, não foi conscientemente planejado durante meses (muito menos anos).
Foi como tantos outros pensamentos meus que brotam constantemente e que grito: “Tive uma ideia!”. Foi assim. Dormi frustrada e acordei com a ideia de um coletivo de comunicação. E segui sem me questionar. Apenas criei. E neste meio existem muitos “o que é certo a se fazer”, mas também há de ter paixão e experiência (não apenas na área, mas de vivência, tropeços, relacionamentos).
Empreender é arte coletiva e solitária. Muitas mãos se unem, muitas cabeças se conectam, mas aquela decisão lá no fundo é sua. Apenas sua. O abrir mão, o não ser “normal” (o que é normal?), a escolha por onde seguir, o indicar soluções… É tudo seu! Ninguém jamais conhecerá todos os detalhes e dificuldades.
Empreender é pessoa física também. Você acha que tem dinheiro sobrando: “Esqueci de pagar uma conta”, “Chegou boleto”, “Computador quebrou”, “Fulano está me devendo”. É jogar a bola para frente, driblar, fazer gol, ser analisada pelo VAR e provar que o placar é seu. É abrir uma empresa, começar um novo MBA, fazer dieta, ter uma doença que aterroriza a muitos, lidar com problemas pessoais, ver seu mundo mudar e tudo ao mesmo tempo. Empreender não espera.
Empreender é passar pelo turbilhão, mas não trocar isso por uma CLT. É de uma leveza saber que você segue o seu caminho e as suas ideias, é pertencer/ter a uma cultura organizacional que você acredita, é poder dividir com a sua equipe o que você considera justo, é tê-los por perto acreditando em você, é receber o reconhecimento esperado.
Empreender em comunicação é ter um milhão de demandas, contatos falando com você, equipe te solicitando, impostos a pagar e de repente vem a vontade de escrever esse texto (e você o faz em 15 minutos). É agradecer ao universo por esse passo que você acha que não foi um sonho, mas que estava desenhado para você em tudo que você viveu até chegar aqui. Em maio, celebramos a vida da Marcô e a nossa nova vida. E não pode ser uma coincidência publicar esse texto no dia 01º de maio.
Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas
MBA em Marketing Estratégico em curso
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação
Quer ler mais?
A pluralidade nas pequenas agências de comunicação
O medo da concorrência X tendências de mercado
Todo início é importante