Nem todo investimento é dinheiro!
Muito se fala em investir. As moedas mudam de nome, as pessoas pegam o pouco (ou muito) que têm e investem na vontade de um bom lucro a médio e longo prazo. Porém, esquecem de mencionar que existem outros investimentos, nesta mesma ação, que vão além do dinheiro. Tempo, expectativa, saúde, carreira, aprendizado, sonhos…
Vira e mexe alguém fala que perdeu tempo num relacionamento ou em determinado curso, mas tudo que se vive é experiência e aprendizado para situações futuras. Ou, trocando em miúdos, um investimento em si próprio. E assim como nas relações, os trabalhos/sonhos seguem a mesma linha.
Abrir um negócio não é fácil, bem como acreditar e viver o negócio de outrem. Não no Brasil, onde os impostos desgastam todas as expectativas de um futuro rápido promissor para aquele determinado CNPJ. E quando se tem a vontade de empreender assim mesmo, mas sem um tostão no bolso, faz-se do impossível e da exclusiva vontade de dar certo o tal sonho virar realidade.
É aí que entram todas as munições que nem mesmo você sabia que existia para investir. É o tempo, a vontade de querer que aquilo dê certo, a expectativa de crescimento, já não tão rápido assim, a sua saúde física e mental (e claro, daqueles que estão com você também), seu nome, enquanto pessoa física e empresa, e principalmente seus sonhos, que agora já não são só seus.
Então, se um dia alguém duvidar do sucesso de um investimento sem dinheiro ou de bons lucros futuros sem tanta renda no início, é só mostrar que muitos sonhos se realizam a partir de uma ideia e se desenvolvem com pessoas, parcerias, dedicação, competência, conhecimento, determinação, persistência…
Maiana Marques
Jornalista e fotógrafa na Marcô Comunicação
Você pode gostar também de:
Felicidade é só questão de viver
Dormiu? Acorde, pois o mundo mudou!
A singularidade de ser plural