O medo da concorrência X tendências de mercado
O futuro já começou, mas algumas empresas ainda tropeçam no passado. O que era tido apenas como concorrência, hoje (mas que já vem sendo sussurrado há alguns anos) abre lugar para uma nova roupagem: as parcerias. Trata-se como hoje, mas ainda é considerada uma tendência porque não é realidade comum e natural. Poucos são aqueles que assumem verdadeiramente a parceria com outras organizações afins dentro de uma gestão empresarial moderna. A prática pode ser muito maior. O medo de perder o cliente supera a possibilidade de mantê-lo. Sim, assim como os profissionais autônomos que têm apostado na colaboração, está na sobrevivência das pequenas e médias empresas caminhar para acordos com seus pares mercadológicos.
Equipe reduzida, baixo poder de investimento em infraestrutura e exigências cada vez mais altas por resultados mais palpáveis em novas áreas são alguns dos pontos que nos fazem ir na direção de outros arranjos. Viver as parcerias é questão de estratégia e visão. As mudanças na legislação trabalhista e o empreendedorismo que os tempos de crise (ou simplesmente as escolhas pessoais e profissionais) têm incentivado já são um inegável indício de que as relações de trabalho e mercadológicas passam por uma inestimável transformação.
Quem era visto secamente como concorrente pode, e acredito que deva, ser um parceiro estratégico para atrair novos clientes e não perder os atuais, ampliando a capacidade e qualidade de atendimento. E isso não apenas como um sistema de união para realizar aquisições e reduzir custos de compras, mas na própria prestação de serviços de organizações que disputam a mesma fatia e que dividem um propósito em comum. Não se trata aqui de negócios complementares. Novas configurações de mercado se fazem imperativas e acordar para o que se põe diante de nós é pré-requisito para se manter competitivo, mas aliado, fomentando um mercado mais fortalecido.
É necessário confiança, transparência e coragem para empreender junto. Ah, e lembrar que concorrente não é inimigo.
Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas
MBA em Marketing Estratégico em curso
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação