Os riscos do lugar comum

“Em time que está ganhando não se mexe”: uma afirmação simples, comum e bem efetiva. Afinal, por que mudar algo que está dando resultado? Provavelmente muitas empresas já pensaram isso e muitas empresas já fecharam exatamente por carregar o conservadorismo dos seus negócios em mente.

A verdade é que o mundo se transforma, se desenvolve, muda de maneira rápida, efêmera, tão violenta quanto a própria pós-modernidade pressupõe. Lembram das máquinas fotográficas com filme? Elas estavam aqui há pouco mais de dez anos e rapidamente foram substituídas pelas câmeras digitais, que rapidamente foram substituídas por um simples detalhe no seu smartphone.

Pensar na câmera fotográfica é pensar em uma grande mudança que ocorreu em menos de vinte anos porque não altera apenas a composição de um produto, mas sim o comportamento do ser humano e, ao fazer isso, abre espaço para a inserção de novos padrões culturais como, pode-se citar, a cultura das fotos nas redes sociais. As câmeras fotográficas são apenas um exemplo dessa mudança, é preciso entender que marcas como a Skol, por exemplo, repensou todo o seu processo comunicacional e reestruturou o seu discurso diante do novo contexto social no qual ela está inserida. Para além disso, destacou-se porque foi a primeira do seu ramo a arriscar e a inovar tanto em linguagem quanto em valores.

Certo que nem todas as empresas têm o mesmo público que a Skol e nem todas possuem a sua reputação ou capital financeiro, por isso, estar em um lugar seguro é uma forma de manter algo que sempre funcionou girando. Contudo, permanecer em um lugar seguro é dar oportunidade para que novas empresas se destaquem por serem pioneiras, por serem as primeiras em inovação e aquela ideia latente que você sempre imaginou que daria certo, mas não a executou por medo, torna-se de um dia para a noite uma imitação, uma vontade desesperada de seguir uma tendência de mercado.

Qual a razão, então, de trazer e repensar algumas dessas colocações? É uma chamada para que você pense em que lugar se encontra a sua empresa. Ela se desenvolve junto com os novos valores sociais ou está presa a um conservadorismo antigo com medo do erro? Porque se ela está estagnada, aqui vai um conselho valioso: nenhum time que permanece ganhando utiliza as mesmas estratégias para vencer porque a concorrência estuda seus passos e sempre encontra uma forma de fazer algo melhor do que você. Você prefere permanecer estático apresentando algo que não foge do lugar comum ou surpreender o seu público pensando sempre em inovações para a sua empresa? A escolha é sua!

 

Mateus Gonçalves
Relações Públicas

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