Sobre comprometimento e qualidade de vida!
Talvez não seja tão clara a relação entre ser um profissional comprometido e responsável com aquilo que você se propôs a fazer e a sua qualidade de vida.
Vivemos durante tanto tempo com um modelo equivocado de trabalho que quisemos migrar para o outro extremo. Do trabalho árduo e desrespeito ao trabalhador à falta de compromisso e o não cumprimento das responsabilidades assumidas, o que gera repercussões negativas não somente para a própria imagem, mas para toda a equipe.
Adoecemos, tivemos medo do desemprego, nos apavoramos com a falta de dinheiro, engolimos sapos, fomos obrigados a trabalhar e tanta coisa nesse mundão de meu Deus! Lutamos por mais reconhecimento, por empresas que valorizam e potencializam pessoas, por novos arranjos de mercado… Estamos engatinhando e já conseguimos vitórias nesta esfera. Por outro lado, o que muitos de nós fazem? Acreditam que a qualidade de vida inviabiliza a manutenção das atividades que demonstram responsabilidade, competência e comprometimento! Aquelas práticas que, dia após dia, vão formando a nossa reputação, sabe? Sim, reputação não se constrói repentinamente e é por isso mesmo que não há como se esconder. Todo mundo está vendo aquela pessoa que promove toda uma imagem de mega trabalhadora, assoberbada, fingindo romantizar o trabalho, mas que não está lá se importando muito nem com o emprego nem consigo mesma.
A insatisfação gera infelicidade, mas será que você está infeliz com a empresa ou com o modelo de trabalho que não mais faz parte do seu ser? E se você se voltasse para si e entendesse o que se passa aí dentro, será que continuaria assumindo responsabilidades que não deseja cumprir? Faça escolhas em prol da sua qualidade de vida e da sua saúde mental, organize o seu tempo, viva o que te faz bem e, dentro disso tudo, seja honesto(a) consigo e com os demais. Autoconhecimento também vale ouro!
Qualidade de vida é ser feliz e duvido que ser irresponsável vá te trazer a paz que isso precisa!
Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas
MBA em Marketing Estratégico em curso
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação
Fica o convite para ler também:
Felicidade é só questão de viver
Você escolhe a Marcô e a Marcô escolhe você
O poder da harmonia entre a equipe
Cada um feliz na sua competência
Como ter uma equipe motivada: 10 passos