Todo início é importante
Todo início é importante, me atrevo a dizer até que, em muitos momentos, ele é determinante! Contudo, assim como o começo traz boas sensações e sentimentos, ele também gera medos, inseguranças e desafios. Isso não seria diferente ao começar uma profissão ou um novo desafio profissional na sua carreira.
Pensando e refletindo sobre isso, o quanto e apesar das dificuldades, esse momento é de tamanha relevância na vida de todos, é que trago algumas reflexões e dicas para esse momento. Afinal, estagiária entende de começos, né?! Quem não concorda?!
Normalmente, ao finalizar a faculdade é comum sentir-se cheio de dúvidas e incertezas que perpassam insistentemente a nossa cabeça. De fato, para a maioria das pessoas, ser iniciante é pensar em não ter ou saber com o que contribuir, afinal, o tempo de experiência e prática ainda é pouco e em alguns casos inexistente. Por outro lado, esse período tem muitas vantagens e aprendizados que serão necessários por toda uma trajetória. Sim, por mais que seja difícil confiar nessa afirmação, por muitas vezes, é verdade: o iniciante também tem muito para oferecer!
Você estudante que está começando agora na sua carreira, acredite no seu potencial! Isso serve tanto para você de comunicação, quanto para as diversas outras áreas. Você também tem o que oferecer, pode e deve contribuir e a sua força de vontade é muito importante nesse processo porque faz com que você se dedique a aprender cada vez mais. Esse aprendizado te ajuda a compartilhar ideias e informações com as pessoas do seu trabalho, estabelecendo uma relação de troca e conhecimento muito grande, isso não só te deixa mais confiante para continuar, mas melhora o seu desempenho e experiência no processo. Olha que bacana!
Você está começando, então, provavelmente está cheios de ideias, duvidas, novidades e sugestões! E isso é muito significativo para você e também para o mercado. Ter um profissional com esse frescor e essa predisposição de realizar e fazer acontecer com todo o empenho de quem deseja aprender e se estabelecer na profissão é grandioso! Você será capaz de gerar inovação, soluções e grandes feitos para a organização, para clientes e para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Isso já vale muito a pena! Não se cobre saber de tudo, ninguém sabe! Nem você, nem seu colega de profissão, nem seu chefe (nem que ele seja líder verdadeiramente) e nem o próprio mercado. Tudo está em constante transformação e todos estão acompanhando esse movimento.
É possível aprender coisas novas todos os dias, então outra vantagem de estar começando é essa sede por conhecimento. Até você encontrar uma área que se interesse para se especializar como por exemplo: assessoria de imprensa, planejamento de campanhas, gestão de mídias sociais, etc., você pode optar por vivenciar todas essa vertentes para conseguir compreendê-las e absorver o conhecimento necessário para desenvolver as suas habilidades e se direcionar para algo que tenha relação com o seu perfil, aptidões e realizações.
Escolha bem as suas experiências e de preferência as pessoas com quem vai aprender!
Nesse momento é muito importante ter uma boa troca no seu local de trabalho, com seus colegas, com seu chefe ou líder (lembrados a diferença?), com seus clientes ou com qualquer pessoa que de alguma forma esteja ligada ao seu aprendizado e tarefa. Essas pessoas podem te ensinar muita coisa necessária, além de te despertar a vontade de evoluir cada vez mais na sua trajetória. Do contrário, experiências desagradáveis podem te desmotivar e gerar um bloqueio na sua vontade de seguir o caminho que você tanto desejou.
Sim, as dificuldades estarão pelo percusso e isso é um fato! Não desista nos primeiros obstáculos, assim, você consegue perceber se realmente está no caminho certo! Só insistindo, persistindo, você entenderá que, se for o seu caminho, você passa pelos desafios, vence e ainda amadurece para continuar!
Essa é a primeira etapa. Não é só enquanto você for iniciante no primeiro emprego ou no primeiro estágio que existirão dificuldades. Com quem já tem anos no mercado isso também acontece! Quem deseja empreender, por exemplo, opta por constantes inícios e incertezas. Ao empreender, você começa uma nova história, você conhece novos clientes, você realiza novos projetos, você se adapta a um novo modelo de trabalho, você tem novas responsabilidades e você se desafia dia após dia para se manter mais experiente, profissional e inovador. Quanta novidade para alguém que já trilha o percurso da profissão há anos!
Talvez você pense em todas as fases que alguém precisa passar para se consolidar na profissão e ache que não consegue acompanhar ou que não consegue alcançar e aprender. Não se compare. Inspire-se. Você tem todos os atributos e qualidades para conseguir! Inicie! Quando existe muito desânimo ou insegurança, o poder da ação positiva vale mais do que o poder da dúvida constante. Faça! Não deixe as oportunidades passarem sem tentar e daqui a algum tempo, lembre-se: ajude um próximo iniciante!
Larissa Castelo Branco
Estagiária de Relações Públicas na Marcô Comunicação
Você pode ler também:
O poder da harmonia entre a equipe
Aproveite a vivência do estágio
Como ter uma equipe motivada: 10 passos
O líder operário